A ALGUM TEMPO FALEI SOBRE NOSSO INSTRUMENTO PREDILETO, O FERRO DE SOLDAR.
ALGUMAS DICAS.

A POSIÇÃO CERTA DE COLOCAR O FERRO É COM A PONTA PARA CIMA!!! ALGUM “GÊNIO” INVENTOU ESTA DE SUPORTE DE FERRO COM A PONTEIRA PARA BAIXO, ORA O CALOR SE CONCENTRA MAIS NO CABO QUE NA PONTA, DEMORA MAIS PARA AQUECER, GASTA MAIS ENERGIA(OLHA A BANDEIRA VERMELHA). COMO É DIFÍCIL ACHAR O SUPORTE CERTO IMPROVISEI UM COM O FIO DE COBRE RÍGIDO MAIS GROSSO QUE ENCONTREI. UM SUPORTE FIZ EM FORMA DE M E O OUTRO EM FORMA DE “ANZOL”. NÃO ACHEI O DE FORMADO EM M PARA MOSTRAR MAS ACHEI O “ANZOL”, ELE É PRESO EM UMA PEDRA POR MASSA EPÓXI, MAS PODE SER UM TARUGO DE MADEIRA, A VOLTA NA PARTE SUPERIOR DO FIO É ADAPTADA PARA O TAMANHO DO FERRO.NÃO É BONITO, MAS É O CERTO.

DÊ PREFERÊNCIA AO BREU NO LUGAR DA PASTA DE SOLDA, MIL VEZES MELHOR.

PRENDA UMA PARTE DO FIO DE ALIMENTAÇÃO AO CABO COM BRAÇADEIRAS DE PLASTICO PARA EVITAR PUXÕES NO FIO QUE DANIFIQUEM NOSSO HOT IRON

PARA A PONTEIRA NÃO OXIDAR NA PARTE QUE VAI AO FERRO, AO COMPRAR TIRE A PONTEIRA E PASSE NA PARTE DE BAIXO QUE VAI INSERIDA, UMA GENEROSA CAMADA DE SILICONE EM PASTA. AO AQUECER FORMA UMA PÁTINA QUE IMPEDE A PONTEIRA DE FICAR PRESA, RENOVE DE 3 EM 3 MESES. E DE MÊS EM MÊS COLOQUE ÓLEO DESENGRIPANTE NO PARAFUSO QUE PRENDE A PONTA.

AO TERMINAR, ANTES DO FERRO ESFRIAR, ENFIE A PONTA NA PEDRA DE BREU. FORMARÁ UMA CAMADA PROTETORA QUE IMPEDE A OXIDAÇÃO.

TÁ VENDO. COM SIMPLES CUIDADOS, VOCÊ TRIPLICA O TEMPO DE VIDA DO SEU BOM FERRO DE SOLDAR.

P.S: O SEGUNDO PAÍS QUE MAIS NOS VISITA É OS EUA. SÓ ESTE MÊS FORAM CERCA DE 200 VISUALIZAÇÕES DOS AMERICANOS. POR ISSO PERIODICAMENTE COLOCAREMOS MATÉRIAS EM INGLÊS. USE OS TRADUTORES INDICADOS NA COLUNA DA DIRETA PARA FAZER A TRADUÇÃO

No Improviso
No Improviso
posição certa do ferro
posição certa do ferro
forma certa de prender o cabo de força do ferro
forma certa de prender o cabo de força do ferro