VAMOS FALAR DE BALUNS, MEDIDOR DA R.O.E (REFLETÔMETRO) E CÁLCULOS.

PRIMEIRO BALUNS. ELES FUNCIONAM COMO UMA TRAVA PARA RETORNO DE RF PELO CABO E AUMENTAM A EFICIÊNCIA DA ANTENA. PARA MIM O MELHOR BALUN É O DE NÚCLEO DE AR. PODE SER USADO EM ANTENAS DE FIO DE HF A VHF. OBSERVAÇÃO PARA 6 METROS 5 VOLTAS CERRADAS DE CABO COAXIAL EM UM PEDAÇO DE CANO DE PVC DE MEIA. E PARA VHF 3 VOLTAS CERRADAS TAMBÉM EM UM CANO DE PVC DE MEIA. OS BALUNS DEVEM FICAR O MAIS PRÓXIMO POSSÍVEL DA ANTENA. VAMOS MOSTRAR O BALUN MULTIBANDA DE HF DE 80 A 10 METROS O DIÂMETRO FICA EM TORNO DE 15 CENTÍMETROS. OS BALUNS SÃO USADOS EM ANTENAS DE FIO E DE ALUMÍNIO VERTICAIS, EM V INVERTIDO OU HORIZONTAIS.

NÃO RECOMENDO BALUN EM ANTENAS DE UHF POR APRESENTAR REATÂNCIA

IMG_0321

3,05 METROS DE CABO/7 VOLTAS-NÚCLEO DE AR/NÃO É ENROLADO EM CANO DE PVC, FIXE COM ISOLANTE OU ABRAÇADEIRA DE PLÁSTICO, PROCURE FAZER QUE UMA VOLTA FIQUE SOBRE A OUTRA, EMPILHADAS.PARA AJUDAR NISSO PASSE ALTERNADAMENTE EM TORNO DO BALUN ARALDITE DE SECAGEM RÁPIDA.

IMG_0320

MAIS JÁ FALEI QUE A CARGA FANTASMA É INDISPENSÁVEL NA INSTALAÇÃO DAS ANTENAS. OUTRO INSTRUMENTO VITAL É O MEDIDOR DA R.O.E (DA E NÃO DO). MAS E SE ELE ESTIVER DESCALIBRADO? EIS AQUI UM ESQUEMA MAMÃO COM AÇÚCAR PARA AFERIR O REFLETÔMETRO. A CHAVE É PARA ALTERAR A IMPEDÂNCIA.BA REALIDADE É UMA CARGA “FANTASMINHA”

O APARELHO É MONTADO EM CAIXA DE METAL, COM CHAVE LIGA E DESLIGA E COLOCADO NA SAÍDA DO MEDIDOR PARA A ANTENA
O APARELHO É MONTADO EM CAIXA DE METAL, COM CHAVE LIGA E DESLIGA E COLOCADO NA SAÍDA DO MEDIDOR PARA A ANTENA

QUANTO MAIOR A POTẼNCIA DO SEU TRASMISSOR MAIOR A VATAGEM DO RESISTOR, SÓ USE RESISTORES DE CARVÃO OU METAL FILME.

AGORA OS CÁLCULOS PARA ANTENA DE FIO V INVERTIDO. COMO ACHAR O COMPRIMENTO DA ANTENA:

142.5 DIVIDIDO PELA FREQUENCIA EM Khz = X

X DIVIDO POR 2 = Y. Y É O TAMANHO DE CADA LADO DA ANTENA. EXEMPLO, ANTENA PARA 7.100 KHZ

142.5 DIVIDIDO POR 7.100= 20,7 (X)

20,7 DIVIDO POR 2= 10,03; QUE É O TAMANHO DE CADA LADO DA ANTENA

SE FOR ANTENA HORIZONTAL(BIGODE DE GATO) ADICIONE 10 CENTÍMETROS AO RESULTADO FINAL. O AJUSTE DA R.O.E É FEITO CORTANDO AS EXTREMIDADES MILÍMETRO A MILÍMETRO.

PARA ACHAR O COMPRIMENTO IDEAL DO CABO:VALE PARA QUALQUER TIPO DE ANTENA!!!

299.5 X 0,66 DIVIDIDO PELA FREQUENCIA EM Mhz = X (7.100KHX = 7,1 MHZ)

X DIVIDIDO POR 2  IGUAL= AO PRIMEIRO MULTIPLO. QUE DEVERÁ SER MULTIPLICADO POR MULTIPLOS ÍMPARES.

0,66 É A CONSTANTE DO CABO RG-58 E 213 COMUNS

JÁ OS PARA CELULARES A CONSTANTE É 0,82 NÃO SE ESQUEÇA DESTE DETALHE.

DICAS:AS ANTENAS DEVEM FICAR NO MÍNIMO A 5 METROS DE OBSTÁCULOS E PELO MENOS MEIO COMPRIMENTO DE ONDA DO SOLO.

QUANTO MAIS GROSSO O FIO DE COBRE RÍGIDO MELHOR SERÁ A ANTENA, INCLUSIVE COM BANDA PASSANTE MAIOR.

USE SEMPRE CABOS COM MALHA DE COBRE

NAS ANTENAS DE FIO HORIZONTAIS EXPERIMENTE CABO DE 75 OHMS CUJO CÁLCULO DE MEDIDA É O MESMO.

ISOLE TODOS OS PONTOS POR ONDE PODE ENTRAR ÁGUA.

EU DOU PREFERÊNCIA A ANTENA DE FIO V INVERTIDO PARA DX.

ESSA ESTÓRIA DE DIMINUIR A R.O.E CORTANDO O CABO COAXIAL É UMA TREMENDA BABOSEIRA, ESQUEÇA ISSO!

SOBRE AS DE ALÚMINIO FALAREMOS MAIS TARDE.

MAS UM TRICK QUANTO MAIOR O DIÂMETRO INTERNO DO ALUMÍNIO, MELHOR A ANTENA! MAIOR BANDA PASSANTE E RESISTÊNCIA

73/51