carregabat1.jpg

carregaba21.jpg

carregabat3.jpg

ESTE CARREGADOR É UM PROJETO PUBLICO ORIGINAL DO ENGENHEIRO HOMERO SETTE SILVA , DA ELESAL- DPTO DE ENGENHARIA E PUBLICADO NA EXTINTA REVISTA MONITOR.

ESTE CARREGADOR É AUTOMÁTICO: QUANDO A TENSÃO DA BATERIA CHEGA A 14 VOLTS ELE DESLIGA, QUANDO CAI ABAIXO DE 12 ELE RELIGA, MANTENDO A BATERIA EM REGIME SEGURO DE RECARGA.

COLOQUE BONS DISSIPADORES NOS TRANSISTORES 2N3055 E NO BD 137

MÃOS À OBRA 

ONDE COMPRAR COMPONENTES:

http://www.reidosom.com.br/

http://www.farnell.com.br/

ONDE COMPRAR CAIXAS PRA MONTAGEM:

http://www.naoko.com.br/index.php

http://www.soldafria.com.br/caixa-de-plastico-c-64.html?mostra_id=0&itens_pag_id=0&gclid=CMm-vM7I86YCFcXD7QodmlJXAg

15 comentários sobre “carregador automático de bateria

    1. LAMENTAVELMENTE VOU FICAR DEVENDO, NÃO TENHO O LAYOUT DO PROJETO, JÁ QUE O MESMO, DIFERENTE DE ALGUNS, NÃO FOI MONTADO POR MIM E O MESMO VEM SEM O DIAGRAMA NO PROJETO ORIGINAL, ABRAÇOS, VOLTE SEMPRE.

      Curtir

  1. Gostei muito do projeto, parabéns!
    Só queria saber se para usar um gerador DC, só seria necessário retirar o C1, o transfo, o D1 e o D2. Se sim, qual a tensão que você recomendaria para esse gerador, e qual as mudança necessárias nos resistores, para carregar uma bateria de 12V 8Ah(apenas chutei um valor de energia, não sei se está nas proporções adequadas) e manter o regime seguro de recarga.

    Curtir

    1. bem todos os detalhes estão lá inclusive onde comprar as peças, recomendo que voce salve a pg em pdf e estude com atenção ok, mande imprimir e escolha a opção pdf. abraços obg por nos acompanhar Amor e Luz Namastê

      Curtir

  2. O que o Homero publicava, funcionava na certa! Circuito bem simples usando o valente LM723. Vou experimentar usando um trafo com corrente menor, pois não tenho pressa em carregar a bateria. Deve funcionar como carga lenta. 73 do Ademir PT9HP (ex PT9AIA)

    Curtir

    1. Ademir obrigado pelas observações e fico grato por identificar o autor do projeto, nem sempre o conseguimos e precisamos da ajuda de vocês. Loas ao Homero. Que bom que o projeto lhe foi útil.
      Diney pu1pby px1k6886 swlpy10130 forte 73/51

      Curtido por 1 pessoa

Comentários fechados.