carregabat1.jpg

carregaba21.jpg

carregabat3.jpg

ESTE CARREGADOR É UM PROJETO PUBLICO ORIGINAL DO ENGENHEIRO HOMERO SETTE SILVA , DA ELESAL- DPTO DE ENGENHARIA E PUBLICADO NA EXTINTA REVISTA MONITOR.

ESTE CARREGADOR É AUTOMÁTICO: QUANDO A TENSÃO DA BATERIA CHEGA A 14 VOLTS ELE DESLIGA, QUANDO CAI ABAIXO DE 12 ELE RELIGA, MANTENDO A BATERIA EM REGIME SEGURO DE RECARGA.

COLOQUE BONS DISSIPADORES NOS TRANSISTORES 2N3055 E NO BD 137

MÃOS À OBRA 

ONDE COMPRAR COMPONENTES:

http://www.reidosom.com.br/

http://www.farnell.com.br/

ONDE COMPRAR CAIXAS PRA MONTAGEM:

http://www.naoko.com.br/index.php

http://www.soldafria.com.br/caixa-de-plastico-c-64.html?mostra_id=0&itens_pag_id=0&gclid=CMm-vM7I86YCFcXD7QodmlJXAg

15 comentários sobre “carregador automático de bateria

    1. LAMENTAVELMENTE VOU FICAR DEVENDO, NÃO TENHO O LAYOUT DO PROJETO, JÁ QUE O MESMO, DIFERENTE DE ALGUNS, NÃO FOI MONTADO POR MIM E O MESMO VEM SEM O DIAGRAMA NO PROJETO ORIGINAL, ABRAÇOS, VOLTE SEMPRE.

      Curtir

  1. Bom dia estou com projeto de carregador de bateria para motor home, ambulancia etc…, onde geralmente o pessoal usa um inversor para alimentar o sistema, em cima disso será que posso usar esse projeto para um carregador de 20 amperes?

    Curtir

  2. Gostei muito do projeto, parabéns!
    Só queria saber se para usar um gerador DC, só seria necessário retirar o C1, o transfo, o D1 e o D2. Se sim, qual a tensão que você recomendaria para esse gerador, e qual as mudança necessárias nos resistores, para carregar uma bateria de 12V 8Ah(apenas chutei um valor de energia, não sei se está nas proporções adequadas) e manter o regime seguro de recarga.

    Curtir

    1. bem todos os detalhes estão lá inclusive onde comprar as peças, recomendo que voce salve a pg em pdf e estude com atenção ok, mande imprimir e escolha a opção pdf. abraços obg por nos acompanhar Amor e Luz Namastê

      Curtir

  3. O que o Homero publicava, funcionava na certa! Circuito bem simples usando o valente LM723. Vou experimentar usando um trafo com corrente menor, pois não tenho pressa em carregar a bateria. Deve funcionar como carga lenta. 73 do Ademir PT9HP (ex PT9AIA)

    Curtir

    1. Ademir obrigado pelas observações e fico grato por identificar o autor do projeto, nem sempre o conseguimos e precisamos da ajuda de vocês. Loas ao Homero. Que bom que o projeto lhe foi útil.
      Diney pu1pby px1k6886 swlpy10130 forte 73/51

      Curtido por 1 pessoa

Comentários fechados.