ANTENA VASSOURINHA
vassourinhax.gif
Esta antena despertou nossa atenção após lermos matéria na excelente ANTENTOP, uma publicação virtual dos radioamadores russos.
A matéria assinada pelo Radioamador V.T. Polaykov indicativo RA3AAE
v-t-polaykov-ra3aae.gif

Ph. D em ciência tecnólogica.
Então, atiçado nosso espírito “aventureiro” passamos à pratica para partilhar com os amigos.
AS FOTOS mostram como efetuar a montagem…
vassaoruinha11.gif
vassaoruinha-1.jpg
vassourinha2.gif
primeiro 35 a 100 metros de fio de cobre rígido 14AWG(ou mais fino, o importante é ser fio rígido).
l5 metros de fio flexível 14  AWG
alicate de corte, fita isolante, luva de PVC branco, solda, ferro machado etc etc…
vassourinha-3.gif
vassourinha4.gif
vassourinha6.gif

vassourinha7.gif

vassourinha8.gif
vassaoruinha-9.gif
Pegue o fio de cobre rígido e corte em pedaços de 25 centímetros. Depois, descasque cerca de 5 centímetros de cada ponta.
Enfeixe todos os fios e solde as pontas usando o ferro machadinho.
Não seja economico em solda.
Inserte a ponta soldada no pedaço de PVC, o diâmetro deste vai depender de quantos metros você usar(eu usei 35 metros de fio e uma luva de PVC branco de 1 polegada, mas precisei usar alguma fita isolante para dar um “recheio”) .
Também para ajudar a sustentação de base, enrole algumas camadas de fita isolante, veja na foto.
Solde bem no centro do feixe de fios , o fio flexível que irá ao rádio.
Faça uma solda robusta para perfeita fixação.
vassourinha10.gif
vassourinha14.gif
vassourinha13.gif
Afaste os fios da vassourinha em cerca de 15 a 30 Graus com relação ao eixo da anteninha, vide foto.
vassourinha16.gif
O texto afirma que  a antena deve ficar a cerca de 10 metros do solo para melhor funcionamento.
Para maior segurança dei uma volta de fita isolante auto fusão na base da antena, onde coloquei um pé de borracha, prendendo o fio de descida para preservar o mesmo.Procure uma solução que lhe satisfaça. Invente!
Para fixação no mastro coloquei uma abraçadeira de aço inoxidável, onde para os testes, prendi um pedaço de alumínio que adaptei.
Quando coloquei no alto usei um pedaço de vergalhão.
Mas o mais apropriado é usar uma chapa de metal resistente. veja as fotos.
A antena vassourinha pode ser colocado no mastro de uma antena ou ser fixada em um mastro independente, Crie!
vassourinha-xxxxx.gif
Vamos aos resultados.
Surpreende!
Alguns afirmam que o que realmente funciona como antena é o fio de descida. Pode fazer parte, mas não é o X da questão.
Realizei testes dentro de casa apenas com um fio de , no máximo 2 metros, e ocorreu pouca degradação no desempenho.
É uma antena de baixíssimo ruído.
Foi testada em rádios Motobrás, Motorádio, Radio shack dx 402 , Sangean 818 e Sangean 803 e comparada às antenas Long Wire, Broom Stick e AQE.
Foi um show, embora o resultado tenha variações de rádio para rádio, a valente anteninha mostrou que vale o esforço da construção, que na realidade é um saboroso “trabalho manual”.
Meu protótipo foi construído em cerca de 6 horas de trabalho em uma tarde de sábado. Rendimento acima do esperado em AM, onda curta e  pasmem! Tenho um receptor de UHF/VHF e coloquei por curiosidade a anteninha nele. A Vassourinha tem satisfatória recepção em VHF e UHF, podendo ser usada tranquilamente para escutas locais  nestas frequências. Som limpinho!
Não me pergunte o motivo.Pelo tamanho da antena deveria perguntar como ela é tão eficiente em AM e OC…
Caso seu rádio não tenha entrada para antena externa, use uma garrinha jacaré para conectar na antena telescópica.
Esta antena surgiu na Russia por volta de 1916 e os nossos tovarich russos chamam-na também de antena Misteriosa e Antena de baixo ruído.
De acordo com o artigo de Polaykov seria uma antena Iônica(uma das teorias).
Uma corrente de íons fluiria  dos fios da Vassourinha criando uma coluna iônica acima da antena.
Esta coluna funcionaria como uma antena adicional “conectada” à vassourinha.
Realmente é uma antena de baixo ruído e boa recepção.
O que define seu funcionamento, até em VHF e UHF , ainda é motivo de estudos principalmente na Rússia, onde a antena apareceu.
Vale a sua experiência. Você se habilita?
Informe os resultados de sua experiência. Partilhemos
Em tempo: é uma antena discreta. Quem vai supor ser uma antena?RSSSSSS
e no final se não der certo, você pode usar para varrer seu “laboratório” hihi
antena vassourinha em PDF:

http://www.scribd.com/doc/21696681

http://www.4shared.com/file/144073833/af39be85/antena_vassourinha-antena_broom.html

vassaoruinhaxx.gif
antentop.gif
INFORME:
AS ANTENAS DESTA SÉRIE PARA RADIO ESCUTA, SÃO DISCRETAS E PODEM MUITO BEM SER COLOCADAS NO ALTO DO PRÉDIO ONDE VOCÊ MORA.
O CONDOMÍNIO NÃO PODE IMPEDI-LO.
POR ANALOGIA A LEI DA ANTENA QUE CONTEMPLA O RADIOAMADOR, CONTEMPLA O RÁDIO ESCUTA TAMBÉM, COM O FAVORECIMENTO DE QUE SÃO ANTENAS DE RECEPÇÃO E QUE NÃO DEVERÃO CAUSAR NENHUM TIPO DE INTERFERÊNCIA.
TAMBÉM SÃO ANTENAS DISCRETAS.TANTO A AQE, COMO A BROOM STICK E A VASSOURINHA.
EM BREVE PARA FECHAR A SÉRIE AS ANTENAS NYZ E I-GREGA

Anúncios

4 comentários sobre “ANTENA VASSOURINHA/antenna broom

  1. olá, tudo bem?!

    cheguei a este site por acaso.
    me interessei pela anteninha*, inclusive estou construindo uma outra, com duas latinhas de refrigerantes e tubos de pvc; um ‘t’ feito com os tubos, e as latinhas presas aos braços do ‘t’ de alguma forma; como sou ‘meio’ caprichoso, peguei fios de telefone, passei por dentro da haste do ‘t’, bifurquei para os braços do ‘t’, passei por dentro de parafusos vazados que usei para prender as latinhas aos caps que tampam os tubos [braços], desencapei uns 10cm de cada lado [cada fio], fiz dois furinhos em cada lata para melhorar prender os fios e os soldei para melhorar a eficiência de transmissão. ainda estou pesquisando o melhor local para fixar a antena e terminar sua instalação. o resultado que eu obtiver, postarei aqui. *vamos à antena vassourinha, a do site: somente uma dúvida… as pontas [extremidades] dos pedaços de fio são desencapadas para poder soldar, e as outras extremidades que ficam expostas ao ar, ficam encapadas mesmo como se vê aí nas fotos? ou desencapa também para melhorar recepção?
    [não costumo usar letras maiúsculas].

    abraço, samucass

    Curtir

    1. SAMUCASS FICAM ENCAPADAS MESMO. PARA A RF O PLÁSTICO É NADA. A ANTENA VASSOURINHA FUNCIONA MELHOR A MAIS DE 6 METROS DE ALTURA E PARA QUEM MORA EM APARTAMENTO É EXCELENTE, COLOCANDO-A EM UMA BRAÇO EXTENSOR JANELA AFORA. FUNCIONA, MAS NÃO ME PERGUNTEM PORQUE. ESTA É UMA ANTENA RUSSA COM QUASE CEM ANOS DE CRIAÇÃO, NEM MESMO OS RADIOAMADORES RUSSOS QUE A PESQUISARAM EXAUSTIVAMENTE SABEM O PORQUE DELA FUNCIONAR, A CHATICE É PRECISAR DE UM FERRO MARTELINHO E GASTAR QUASE UM ROLO DE SOLDA RSSSSSS. MAS LEMBRE SEMPRE AS ANTENAS ENCURTADAS SÃO UMA SAÍDA PARA QUEM TEM POUCO ESPAÇO, NADA SUBSTITUI A ANTENA DE FIO LONGO, A PARTIR DE 10 METROS E QUANTO MAIS GROSSO O FIO E COMPRIDO MELHOR; DEPOIS ENVIE PARA QRV@SAPO.PT SUAS EXPERIÊNCIAS PARA A GENTE POSTAR NO BLOGUE, APAREÇA MAIS VEZES

      Curtir

  2. ola diney e pessoal
    ja estou montando a minha
    ja cortei os fios e adquiri a luva
    estou procurando um ferro de solda para
    soldar todos estes fios hahaha
    como o diney diz no texto e uma terapia fazer esta antena e pode ser uma atividade familiar ja que ate minha filha cortou fios no tamanho especificado

    Curtir

Comentários fechados.