dsc00023.png

DISCO PARA CHAPÉU CAPACITIVO

Prosseguindo esta série de antenas encurtadas para radio escuta, que começamos com a antena AQE, apresentamos a Broom Stick, a “cabo de vassoura”.
Trata-se de uma antena de fácil construção e desempenho surpreendente.
você precisa apenas de uma cabo de vassoura ou um cano de PVC branco de 3/4.
Fio esmaltado ou encapado, quanto mais grosso melhor, a “bitola” do fio não é crítica.

dsc00024.png

COMEÇO DA BOBINA

Um disco de alumínio de 15 a 30 centímetros de diâmetro que você pode obter, por exemplo, de uma tampa de panela. É isso aí.

dsc00025.png

FIXAÇÃO NO DISCO DE METAL

Bem vamos à montagem:
Trata-se de uma antena helicoidal onde o que importa é o tamanho da bobina, que deve ter DE 49 centímetros A 80 centímetros.O numero de espiras  e o comprimento do fio vai depender do diâmetro usado. Mas no meu caso usei fio 12 awg e 49 centimetros de bobina, o que deu uns 13 metros de fio, mais importante é que esta bobina tenha 49 a 80 centímetros de comprimento.

dsc00026.png

ANTENA EM TESTE EXTERNO

dsc00027.png

ANTENA EM TESTE INTERNO

O chapéu capacitivo, o disco de metal, deve ficar a uns 3 centímetros do início da bobina,no meu caso fixei o mesmo com massa epóxi.
Como, para manter o glamour rssss, enrolei a minha em um cabo de vassoura,
submeti o mesmo a um tratamento anti cupim, uma praga na minha cidade, e depois pintei.
A antena foi testada interna e externamente.
Alguns fazem um suporte para a antena para usá-la internamente, neste caso ela deve ficar próxima a uma janela.
Em cerca de meia hora você monta a Antena Cabo de Vassoura e creia vai ficar feliz com o resultado. Baixo ruído e recepção satisfatória principalmente externamente.
Veja as fotos que mostram o andamento da montagem,
não tem complicação, nem mistério.
Em breve seguindo esta série de antenas encurtadas para ondas curtas, iremos fugir
das antenas helicoidais e iremos montar a “estranha” antena Broom, a vassoura, que alguns chamam de “vassoura de bruxa”. Uma antena que foge totalmente do convencional, se a coisa funcionar repassaremos as informações.

dsc00030.png

ANTENA JÁ TERMINADA

Bem, mãos à obra, agora com a broom stick aquele cabo de vassoura não vai ser só para a sua mulher te “cacetar” rsssssss
boas escutas

ferro-de-soldar-vassoura.jpg

broom stick em pdf:

http://www.scribd.com/doc/21746313

http://www.4shared.com/file/144340953/2b20d4a4/broom_stick.html

Anúncios

7 comentários sobre “ANTENA BROOM STICK, A CABO DE VASSOURA

  1. Amigo por favor se vc publicar o meu comentario a respeito da antena broom stick por favor corrija o nome da antena que eu escrevi errado no comentario. Obrigado.
    victorh

    Curtir

  2. Prezado amigo,
    Montei a Antena Brook Stick seguindo o seu esquema que alem de ser facil a montagem me deu um rendimento na recepcao que me surpreendeu. Eu lutava para obter uma recepcao livre de ruidos locais e nao estava conseguindo mas, quando liguei a Brook Stick tive uma recepcao limpa e surpreendente conseguindo ouvir emissoras que antes nem sonhava em poder ouvir. Observacao: Montei esta antena para ouvir OM (ondas medias) portanto fiz uma pequena alteracao que foi aumentar a quantidade de expiras da bobina. dobrei o tamanho da bobina de 80 cm para 1,60 mts. para que a mesma tivesse um melhor rendimento em frequencias mais baixas. Ela cobre muito bem desde Ondas Longas ate o final da faixa de Ondas Tropicais. Estou usando para as escutas um Icon ICR 75. Agradeco a sua postagem, eu nao conhecia esta antena e mesmo espetacular o rendimento pela sua simplicidade. Sem misterios e FUNCIONA. Parabens pelo Blog.
    Victor

    Curtir

    1. ok a retificação ANTENA BROOM STICK, VALE COMO INCENTIVO PARA A TURMA DO QSL EM POSTAGEM ANTERIOR, UM DIA EXPERIMENTE A ANTENA AQE, O QUE ESTÁ AQUI. VOCÊ VAI SE SURPREENDER

      Curtir

  3. Amigo parabéns pela sua criatividade fazendo jus ao que se diz radioamador, estou enviando aos colegas vizinhos que para fazer uma antena acham a maior diculdade.

    Curtir

Comentários fechados.