NÃO SOMOS HOBISTAS “PROFISSIONAIS”. OS PROJETINHOS QUE EXECUTAMOS E QUE OUSAMOS COLOCAR NO BLOG SÃO EXPERIMENTAIS , NA MAIORIA DE OUTROS COMPARTILHADORES DE CONHECIMENTO, E VISAM COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS, E ESTÃO TOTALMENTE ABERTOS PARA SUAS AÇÕES, INVENÇÕES E MODIFICAÇÕES.

 

 

ANTENA AQE

às vezes por determinadas condições de moradia é impraticável a utilização de uma antena de fio para a escuta de onda curta e até mesmo am.

01.JPG

02.JPG

031.JPG

 

04.JPG

Pesquisando nosso baú achamos um projeto de 1967 de autoria de David Lima, radio amador, então de indicativo py1AQE PUblicado na revista Monitor, que saudade desta revista.
Embora na maioria do espectro a antena trabalhe aperiódicamente , como se fora um pedaço de fio não sintonizado, funciona com bom rendimento em diversas bandas.
Então mãos à obra, afinal eu tenho este problema de pouco espaço.

05.JPG

06.JPG

Materiais:
antena telescópica de maior tamanho possível
25 metros de fio de 1mm flexível encapado(NA REALIDADE QUANTO MAIS GROSSO O FIO MELHOR, ATÉ MESMO FIO DE COBRE RÍGIDO)
1 metro e 60 centímetros de tubo de pvc rígido 3/4
cabinho de micro, 1×0.22mm ou 1x.032mm para fio de descida,de acordo com a distância da antena até seu rádio
massa epóxi, solda, fita isolante,aBRAÇADEIRA de plastico etc

A antena é formada por duas bobinas, uma “indutora” outra “induzida”
a bonina de baixo consta de 8 metros e 30 de fio , enrolamento cerrado,o restante para a parte superior (16,70)

é uma antena resistente a ventos, ocupa pouco espaço , é um pouco anti parasita e de baixo custo.
As fotos dão uma idéia da confecção e o vídeo do you tube dá maiores detalhes.

Não construi o acoplador, mas pretendo faze-lo no futuro.

07.JPG

08.JPG

09.JPG

 

Caso necessário a antena AQE pode ser instalada na horizontal.

Não existe praticamente cálculo para esta antena, é na base da experimentação. Você pode montar uma antena provisória e experimental e efetuar experiências com 10 até 30 metros de fio,experimente 3 metros e 30 para a bobina de baixo e 9,70 para de cima, 5 metros para a bob de baixo e 10 para a de cima,6,60 para a de baixo e e 13,40 para a de cima,  no  meu caso o melhor resultado foi 25 metros. É bom lembrar que via de regra 1/3 do comprimento total é usado para enrolar a bobina de baixo.
Com paciência você pode fazer sua experimentação, ou usar as medidas que utilizei.

010.JPG

011.JPG

 

Com relação ao cabo de descida optei pelo cabinho blindado de aúdio( O que é recomendado pelo autor) para menor captação de ruídos daninhos.O chamado cabo de micro(fone). Você pode usar a bitola de 1×0.20mm ou 1×0.32mm.
Na Junção do cabo de descida à antena e onde o fio da bobina é soldado à telescópica, use a melhor vedação possível para evitar penetração de agua.
Caso queira montar o acoplador Veja a figura que mostra como se ligar o acoplador e veja a tabela de bobinas, você pode usar uma chave de 1 polo e 5 posições para rotacionar as bobinas. Note as chaves ch 1 e ch2,com com elas você  pode isolar do circuito o acoplador e o terra, ou ligar terra e acoplador ou somente um ou outro.
Como disse não montei o acoplador.
A antena AQE foi experimentada em radios motorádio, Sangean, Sony e Rádio shack.
Bem os rádios Sangean, Sony e Rádio Shack possuem entrada para antena externa, que utilizo conforme fotos.
Nas experiências, de 120 metros a 31 metros conectei o fio que sai do elo ao positivo do plug de antena externa e o fio da bobina de baixo ao terra do plug obtendo melhor rendimento.

012.JPG

013.jpg

014.jpg
Já de 25 metros até 11 metros liguei apenas o fio que sai do elo e desconectei o fio da bobina de baixo  o que incrementou a recepção. de 120 metros a 31 bobina de baixo ligada, de 25 a 11 bobina de baixo desconectada.No entanto nos rádios da marca Sangean em 31 metros foi necessário desconetctar a bobina “induzida”. Faça sua observação.ESTA SITUAÇÃO PODE VARIAR DE ACORDO COM O RÁDIO.

 as experiências foram feitas com a antena dentro de casa e com excelente resposta.

015.jpg

também foi testada na praia e no interior(na roça).Foi então colocada fincada no chão a cerca de 30 centimetros do solo, fiz experiências então colocando fio da bobina de baixo diretamente na terra e usando uma chavinha para retirá-lo do circuito, a resposta foi a mesma assinalada acima e mesmo no chão o rendimento da antena foi ótimo!Caso voce a coloque em térreo pode experimentar conectar a bobina induzida a um terra.
Uma opção também para levar em acampamentos ou para praia etc…

016.JPG
Neste caso recomendo introduzir todo primeiro segmento, só o primeiro segmento hein!, da antena telescópica, dentro do cano de pvc deixando apenas 1 centímetro deste segmento de fora para soldar o fio da bobina de cima, para que assim voce possa recolher toda a telescópica e facilitar o transporte da AQE.A telescópica é fixada com massa epóxi.
No caso do Rádio Motorádio que não tem entrada para antena externa , o melhor rendimento foi conectando apenas o fio que sai do elo da AQE à telescópica do rádio.
Faça as suas experiências!
Mas posso afirmar, esta antena esquecida não é nenhum fenômeno, mas cumpre seu papel para solucionar o problema dos radio escutas sem espaço para antenas long wire e pode ser usada como antena portátil em acampamentos, na roça, na praia, sendo apenas fincada a 30cm do solo.
Você pode instalar na sacada do seu apartamento, ou na janela usando um extensor etc
Funciona e você não ficará sem aS SUAS EXCURSões no fantástico mundo d rádio escuta…
No futuro montaremos o acoplador e compartilharemos o aprendido.
Esquente o ferro mãos à obra.
Tire suas dúvidas nas fotos e no vídeo.
Para proteção voce pode enrolar todas as bobinas com fita de auto fusão ou passar duas a 3 camadas de verniz naval.
Detalhe : Sofria um severo batimento de uma fm pirata em diversas banda, com a AQE o problema foi reduzido em noventa por cento!
boa sorte e experiências

LINK PARA ESQUEMA EM DOC DO SCRIBD

http://www.scribd.com/doc/18240490/Antena-AQE

ANTENA AQE TESTES VÍDEO YOU TUBE:

http://www.youtube.com/watch?v=32Mkjn14IAw

 017.JPG

 O VÍDEO DA CONSTRUÇÃO ANTENA  NO YOU TUBE

http://www.youtube.com/watch?v=1s67tIy-BAw

Anúncios

8 comentários sobre “ANTENA AQE

  1. Prezado boa tarde.

    Parabéns pelo montagem da antena, eu montei a minha ficou muito boa, pois, não ficou ruido, Gostaria de saber o que significa os itens C1, C2 e L1 que descreve o esquema?

    Muito obrigado e parabéns pelo seu blog.

    Edvan Lima

    Curtir

  2. Diney, parabéns pelo seu blog, gostei desta antena bobinada…
    73
    Reinaldo T. Pires
    PX2l3723
    PY2 018 SWL (SWARL)
    São Sebastião-SP- Brasil

    Curtir

  3. adorei seu projeto de montagem, só não entendí a parte dos componentes eletrônicos, tipo o C1 é de quanto. por favor me envie uma resposta pelo meu E-mail. agradeço muito sua atenção. bruno

    Curtir

Comentários fechados.