ff.JPG 

 

LI UMA MATÉRIA NA REVISTA ELETRÔNICA POPULAR, DE 1979, SOBRE UM SIMETRIZADOR PARA ANTENAS DE CARACTERÍSTICAS ESPETACULARES DE IDEALIZAÇÃO DO NAPOLEÃO MARTINS PY6HI.
DURENTE MUITO TEMPO O ASSUNTO FICOU REMOENDO, ATÉ QUE NA PRIMEIRA OPORTUNIDADE RESOLVI COLOCAR EM PRATICA O CONCEITO.
O QUE ME CHAMAVA A ATENÇÃO ERA A SUGESTÃO DE NAPOLEÃO DE USAR UM CÁLCULO PARA DIPOLO DIFERENTE DA FÓMULA CLÁSSICA 142,5/f(mhz).
ELE SUGERE UMA FÓRMULA DE 139,5/f(mhz) QUE COMPENSARIA O EFEITO DE PONTAS E DARIA UMA ANTENA COM UMA RESSONÂNCIA BEM PRÓXIMA DA REALIDADE, FACILITANDO A SINTONIA FINA IMPOSTA PELA LOCALIZAÇÃO DA ANTENA, TIPO DE ISOLADORES, FIO USADO ETC… …
O AUTOR RECOMENDA AINDA A FÓRMULA 150X0.66/f(mhz) PARA SE DETERMINAR O COMPRIMENTO DO CABO COAXIAL DE DESCIDA, CASO SE NECESSITE DE COMPRIMENTO MAIOR DO QUE O RESULTADO FAZ-SE A MULTIPLICAÇÃO POR “MÚLTIPLOS” INTEIROS…(DE PREFERENCIA NUMERO IMPAR)
EXEMPLOS, NO CASO DA MINHA ANTENA PARA 10 METROS COM f EM 28,4 MHZ
139,5/28.4 = 4.91, ARREDONDANDO 2.45 PARA CADA LADO
O CABO DE DESCIDA  150XO,66/28.4= 3.39 APROX.
COMO FICARIA CURTO MULTIPLIQUEI POR 4, O QUE DEU 13.56 METROS, SUFICIENTE PARA O MEU CASO.(não se esqueça do necessário para fazer o balund)
EXEMPLO , SE FOSSE PARA 40 METROS:
139,5/7.1= 19.65, 9.82 PARA CADA LADO
150×0.66/7.1= 13.94 OU MULTIPLO INTEIRO.
O MAIS CORRETO É REALIZAR, SE POSSÍVEL, O AJUSTE NA ANTENA NO LOCAL ONDE A MESMA VAI OPERAR E NÃO SE ESQUEÇA TAMBÉM, SE A RELAÇÃO DE ONDA ESTACIONÁRIA ESTIVER MAIS ALTA NO FIM DA FAIXA TEREMOS QUE ENCURTAR A ANTENA. SE A R.O.E ESTIVER MAIS ALTA NO COMEÇO DA FAIXA TEREMOS QUE AUMENTAR A ANTENA.
A MINHA ANTENA DIPLO PARA 10 METROS NECESSITOU UMA REDUÇÃO EM SEU COMPRIMENTO. USEI FIO 10 AWG. ACABOU FICANDO SUMPIMPA, COM LARGA BANDA PASSANTE E A R.O.E DE 1:1.1 EM 28.400 KhZ
(A BANDA PASSANTE TAMBÉM DEPENDERÁ DO DIÂMETRO DO FIO USADO, QUANTO MAIS GROSSO MELHOR.)
O AUTOR RECOMENDAVA AINDA O USO DO QUE ELE CHAMOU DE BALUND(baseado em matérias da ARRL), UM REATOR DE RF, FEITO COM O FERRITE DE UM FLY- BACK DE TV OU MONITOR..
O REATOR É FEITO COM 4 ESPIRAS DO CABO COAXIAL DE DESCIDA COM CERCA DE 10 CENTÍMETROS DE DIAMETRO(PARA QUALQUER FREQUENCIA DE OPERAÇÃO), COM AS ESPIRAS PASSANDO PELO INTERIOR DO FERRITE DE FLY-BACK(VIDE FOTO).

ffffbalund2.png
DEPOIS VOCÊ PODE FIXAR AS ESPIRAS COM BRAÇADEIRAS DE PLÁSTICO, OU FITA AUTO-FUSÃO.
PARA VOCÊ APROVEITAR O FERRITE, DEFENESTRE UM FLY-BACK QUEIMADO, RETIRANDO O FERRITE CUIDADOSAMENTE E DEPOIS COLANDO AS DUAS PARTES COM SUPER COLA OU ARALDITE.
O BALUND FICARÁ A 1/4 DE ONDA DO ISOLADOR CENTRAL DA DIPOLO.
O AUTOR DESCOBRIU TAMBÉM QUE EM ANTENAS VERTICAIS O BALUND FERRITE DEVERÁ
FICAR A 30 CENTÍMETROS DO PONTO DE ALIMENTAÇÃO DA ANTENA.

balund.png
COLOQUEI MÃOS À OBRA E SEGUINDO À RISCA AS INSTRUÇÕES FIZ UMA ANTENA “ESTILO NAPOLEÃO” E OUTRA DO MODO CONVENCIONAL.
FIZ VÁRIAS COMPARAÇÕES, MUNIDO DE PACIÊNCIA, ESPERANDO ABERTURAS NA PROPAGAÇÃO, VERIFICANDO INTERFERÊNCIAS TEC… E TIVE UMA SUPRESA AGRADÁVEL…..
A ANTENA FEITA COM AS MEDIDAS DO NAPOLEÃO E COM O BALUND MOSTROU UM DESEMPENHO SUPERIOR A CONVENCIONAL, MENOR RUÍDO E NENHUMA TVI!
CHEGUEI MESMO A FAZER UM QSO, COM APENAS 5W PEP, DIRETO COM PERNAMBUCO, COM PY7LFB, LAFAYETTE, QUE DEU EXCELENTE REPORTAGEM E AINDA UM CONTATO RAZOÁVEL COM  A ARGENTINA, APENAS COM 5 W PEP E PROPAGAÇÃO MADRASTA!
LEVO EM CONSIDERAÇÃO AINDA QUE MORO EM REGIÃO EXTREMAMENTE DESFAVORÁVEL E A 5 METROS DA MINHA ANTENA FICA O PAREDÃO DE UM EDIFÍCIO!
DEPOIS COLOQUEI UM BALUND A 30 CENTIMETROS DA ALIMENTAÇÃO DA MINHA ANTENA RINGO PARA PX E NOVA SURPRESA:MENOR RUÍDO E A EXTINÇÃO DE UMA TVI QUE DAVA NA TV DO MEU QUARTO.
NÃO PUDE LEVANTAR DADOS SOBRE TRANSMISSÃO EM 11 METROS POR NÃO TER COMO COMPARAR, MAS DEPOIS DO BALUND CONSEGUI ALGUNS CONTATOS DX, QUANDO A MÃE PROPAGAÇÃO DEIXOU, EM 11 METROS SEMPRE COM BOAS REPORTAGENS, OPERANDO COM CERCA DE 27 W PEP.
PELO MENOS FIQUEI CONVENCIDO PELA MINHA EXPERIÊNCIA QUE DAQUI PARA A FRENTE, TODA A ANTENA DIPOLO QUE FIZER SEGUIRÁ OS PARAMETROS SUGERIDOS POR NAPOLEÃO E TERÁ O BALUND, ASSIM COMO AS VERTICAIS, INCLUSIVE AS DE VHF. BALUND NELAS…NAPOLEÃO ESTÁ CERTO!!!
PORTANTO REPARTO ESTA EXPERIÊNCIA E ESPERO QUE VOCÊ TAMBÉM TENHA SUCESSO.
REPASSE FINAL:
A FORMULA É 139,5/f APARA DETERMINAR O COMPRIMENTO TOTAL DA ANTENA…
150X0,66/f PARA O CABO DE DESCIDA.(se for usar cabo rg 53 ou 213 para celular o fator de velocidade é 0,82)

PARA EQUILIBRAR O SISTEMA UTILIZA-SE O BALUND DE FERRITE RETIRADO DE UM FLY-BACK, 4 VOLTAS DO COAXIAL DE DESCIDA COM DEZ CENTÍMETROS DE DIAMETRO  A 1/4 DE ONDA DO ISOLADOR CENTRAL, OU 30 CENTIMETROS DA ENTRADA DE ANTENAS VERTICAIS .
COM O USO DE BALUND NA DIPOLO NOTA-SE INCREMENTO DE CERCA DE 12dB NA RECEPÇÃO E CERCA DE 4dB NA TRANSMISSÃO E MENOR TVI.
LEMBRE-SE:O PRINCIPAL EM UMA ESTAÇÃO DE AMADOR OU PX É UM SISTEMA IRRADIANTE BEM CALIBRADO.
O ARTIGO QUE MOTIVOU A NOSSA EXPERIÊNCIA FOI PUBLICADO POR NAPOLEÃO MARTINS PY6HI NA EDIÇÃO SET/OUTUBRO DE 1979 DA ELETRÔNICA POPULAR.
FORTE 73/51

 

Anúncios

2 comentários sobre “DIPOLO E BALUND

  1. é muito boa essas informaçoẽs me ujdaram muito por se não fose essas informaçoẽs eu séria mandado embora do meu trabalhO. E eu não tinha nenhuma noção, e essas informaçoẽs me ajudaram muito

    Curtir

Comentários fechados.