LEMBRAMOS ALGUNS PROJETOS DAS ANTIGAS ANTENNA E ELETRONICA POPULAR.

COMEÇAMOS COM A ANTENA CONTRA PESO  

antena-contra-peso.jpg

Esta antena embora um pouco esquecida é usada a mais de 60 anos em rádio escuta e por volta de 1981 o Radio amador Haroldo Rocha py4aeb a popularizou para uso em transmisão.
A foto é auto explicativa. O comprimento total oscila entre 20 e 50 metros. Ambos os fios devem ter o mesmo comprimento,e distanciar entre si , independente do comprimento, exatos 10 metros .O fio debaixo deve ficar meio metro do solo.
O fio da antena e da descida deve ser de fio de cobre rígido 14 AWG ou 16 AWG
A descida da antena é feita por fios de cobre. A parte superior ligada ao vivo e o terra contra peso , a parte de baixo, ligada a massa do acoplador,sem preocupação de construir uma linha aberta de espaçamento constante, embora tal possa ser experimentado.
É evidente a necessidade do uso de acoplador apropriado caso o interesse seja usar em transmissão.
Em caso  de instalação definitiva aconselha-se o uso de centelhadores nos fios de descida da antena, para proteção contra descargas atmosféricas.
O que me levou a voltar a esta antena, foi o fato de um amigo, que mora em área rural, usar esta antena para radio escuta com excelente resultados. Ele usa dois conjuntos. Um orientado para Norte/sul e outro leste/oeste.
Quem sabe seja interessante um teste em transmissão como feito pelo Py4AEB…
Em transmissão, ela é operativa de 80 a 10 metros.
O esquema livre foi publicado na Eletronica Popular de 1981 de onde foi extraída a ilustração  

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++

indicador-de-falha-de-ca.jpg

indicador-de-queda-de-rede-ca.jpg

compomnentes-ca.jpg

o circuito livre publicado na revista AN-EP volume 108 numero 1 de 1994, oriundo da Le Haut-Parle foi traduzido por Sergio Starlin e trata de um indicador de queda de rede C.A
O circuito é energizadO direto da rede elétrica, daí o cuidado ao manusear em testes.
Quanto acontece qualquer falha no fornecimento de AC o circuito desliga o LED Verde  e acende o vermelho. Para resetar basta um acionar a chave CH1, um interruptor normalmente aberto.(que deve ter bom isolamento elétrico)
O capacitor C1 deVE ser da classe X, ou X2 destinado a redes de 110/127 volts, caso não se encontre usar uma unidade de 460 volts de tensão de isolamento, mais jamais um capacitor de 250 volts de tensão de trabalho.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Projeto livre destacado na revista antena/eletronica popular de 1994, volume 108 e idealizado por João Rideo YokoYama py2TI este projeto é destinado a maioria dos transmissores de amador onde seja necessário acionar a chave tx/rx para operação em morse, com adaptações pode ser transformado em vox control.
O hobbysta deverá montar a placa de acordo com as necessidades e as condições de como irá instalar o dispositivo, o potenciometro é para regular o tempo de resposta.
O circuito é alimentado por 12/13,8 volts que podem ser extraidos do transceptor.

 

break-in-cw.jpg

brean-in-materias.jpg

 break-in-placa.jpg

 

Saudade da AN/EP,e nossa homenagem.As mais importantes revistas já feitas no brasil para radio amadores e px. Lamentavelmente entrando em decadência paralelamente à decadência do Radio amadorismo brasileiro.

Anúncios

2 comentários sobre “RELEMBRANDO

Comentários fechados.